Meios de atrasar o envelhecimento

O envelhecimento é inevitável. Ou é? Lei Asa Sze, um terceiro ano de medicina o estudante e o grande vencedor do FameLab Hong Kong final, explica a mais recente investigação sobre por que envelhecemos. Desde o início da história humana, temos vindo a tentar encontrar formas de manter-se jovem. 

Ainda assim, o envelhecimento é inevitável, e não parece haver nenhuma maneira de reverter o processo. Cada um de nós nasce com um relógio biológico interno, figurativamente falando, o que determina a nossa vida. Se soubéssemos como o relógio funcionou, podemos entender mais sobre como nós idade, e, eventualmente, podemos encontrar o segredo para a mítica fonte da juventude. 

Por que envelhecemos? 

O corpo humano é composto de células. Cada célula é como um bloco de Lego e cria vários órgãos de diferentes funções. As células se dividem para produzir novas células para o crescimento e reparação dos tecidos do corpo. Mas a divisão de uma célula não é ilimitada: em média, as células humanas pode dividir-se apenas cerca de 50 a 70 vezes. 

Posteriormente, as células vai entrar em uma fase de senescência, quando não de dividir. Neste ponto, as células podem morrer, ou ficar no corpo como mau funcionamento de células. Isso faz com que nossos corpos a se deteriorar e a idade. 

O que acontece a nível celular? 

Para entender o processo de envelhecimento, precisamos olhar profundamente dentro de nossas células. Dentro de cada célula, há um compartimento chamado de um núcleo, que contém muitos fios de cromossomos. Os cromossomos contêm os materiais genéticos que controlam a divisão celular. Em ambas as extremidades, os cromossomas são protegidos por tampas de telômeros.

Imagine um sapato de renda: os telômeros se assemelham as de plástico dicas sobre as pontas do cadarço que o impedem de se desgastar. Em nossas células, os telômeros agir como buffers para proteger os cromossomos de danos. Mas cada vez que a célula se divide, os telômeros encurtam. 

No nascimento, temos uma longa telômeros, mas à medida que vamos crescendo e nossas células continuam a dividir, nossos telômeros mais curtos e mais curtos. Cada vez que um telômero fica mais curto, os cromossomos são menos protegidos e, finalmente, os cromossomos são expostos a danos, e a divisão celular pára. Nós envelhecemos porque nossos idade de células.

O que acelera o envelhecimento? 

Como nossos telômeros ficam mais curtos, o nosso "relógio biológico interno' carrapatos. O encurtamento processo é influenciado por fatores genéticos e ambientais. Nós herdamos o DNA que determina o comprimento inicial dos nossos telômeros de nossos pais. Mas existem, também, vários fatores ambientais em jogo. 

O mais importante deles é o estresse psicológico. O mais estressado estiver, mais rápido você idade Em um estudo publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences, foi demonstrado que mulheres com níveis mais altos de percepção de estresse têm telômeros mais curtos.

O estudo analisou um grupo de mães com crianças cronicamente doentes. Verificou-se que os anos que passei cuidando de seus filhos, maior o stress que sofreu, e o mais curto de seus telómeros eram.

Comentários